sábado, 19 de setembro de 2009

Diversas atividades agitam primeiro dia em Foz

Liberalismo. A palavra hoje em dia possui um estigma tão grande perante certas camadas da sociedade – especialmente devido a sua derivada “neoliberalismo” – que é uma tarefa hercúlea convencer as pessoas de que é um conceito que permeia todas as relações sociais atuais. Por isso, um seminário sobre o tema é algo que só mesmo o Democratas poderia propor.

O primeiro dia do evento começou com a tradicional introdução por parte de algumas figuras de destaque, compondo a mesa o Deputado Federal Eduardo Sciarra, os vereadores de Foz do Iguaçu Luiz Queiroga e Edson Narizão, o secretário municipal de esportes Márcio Ferreira, a representante do Instituto Friedrich Naumann Beate Bunse, o Presidente da Juventude Estadual do Paraná Pedro Lupion, o Presidente Municipal do Democratas Camilo Rorato e o Presidente da Juventude Municipal Cassiano Ribas.

O início dos trabalhos foi marcado por uma dinâmica de grupo em que os participantes se apresentaram e explicaram como se inseriram na vida pública. As diversas interações mostraram que o evento conseguiu reunir pessoas de todos os cantos da Paraná, que ocupam as mais variadas posições no cenário político.

Seguiu-se uma explanação a respeito do conceito de Propriedade, por parte de Marcelo Puppi, em que cada um foi convidado a refletir a respeito do que pode ser considerado propriedade, a diferença entre propriedade e posse, além do conceito de liberalismo. Sempre convidados a se manifestar, os participantes foram gradualmente se soltando e entrando no clima da atividade.

Após um breve Coffee Break, retornaram às atividades com uma exposição por parte de Carla Sehn a respeito da criação de textos e discursos, principalmente na Internet. O foco é demonstrar alguns dos conceitos básicos para captar a atenção dos leitores e formular obras de qualidade, que exponham as idéias do autor de forma clara e envolvente.

Finalmente, os participantes se dividiram em dois grupos para analisar e trabalhar com duas ferramentas cruciais da era da Internet: o Twitter, no qual a juventude já possui uma página, e os blog, que também pode ser conferido neste link. Cada lado com suas respectivas tarefas – com todos já entrosados e trabalhando em equipe – as atividades progrediram rapidamente com o intuito de finalizar o que será mostrado no dia seguinte.

O início é certamente promissor, e o mostra o comprometimento de todos os envolvidos com a experiência e a famosa energia da juventude em atingir seus objetivos. Amanhã as atividades serão retomadas com força total, e a expectativa é grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário